Segundo Turno Eleições 2018

segundo turno eleições 2018 funciona como uma etapa adicional dos processos democráticos que ocorrem a cada 4 (quatro) anos. Ou seja, não será uma etapa obrigatória em todas as votações para cargos públicos. Saiba qual será a data do segundo turno eleições 2018 e outros detalhes envolvendo esse tema!

Segundo Turno Eleições 2018
Segundo Turno Eleições 2018

Como de costume, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral com muito tempo de antecedência, incluindo as datas do segundo turno eleições 2018. Acompanhe e confira!

Por que existe segundo turno eleições 2018?

Como já foi dito,  esse processo funciona como uma etapa adicional da eleição que só ocorre quando nenhum candidato alcança a maioria absoluta dos votos válidos, excluindo os brancos e nulos.


Isto é, o segundo turno eleições 2018 só ocorre quando não atingem 50% dos votos mais 1 (um) logo no primeiro turno.

Terminadas as votações oficiais, são contabilizados os votos válidos, ou seja, excluem-se aqueles em branco e os nulos, que são os digitados incorretamente com números de chapas inexistentes.

De acordo com os artigos 28, 29 e 77 da Constituição Federal de 1988, quando nenhum dos candidatos das eleições atinge a maioria absoluta no primeiro turno, será realizada uma nova votação em até vinte dias após a divulgação do resultado.

Lembrando que só disputam essa segunda votação, os dois candidatos mais votados, e vence aquele que alcançar a maioria dos votos válidos.

Mas, caso um dos disputantes falecer, desistir ou for impedido legalmente de concorrer, será convocado o que obteve a maior votação entre os restantes, ou seja o 3° colocado.

Ao ser concluído a contagem da nova votação, a chapa vencedora desse pleito, com mandatário e vice, que será empossada no ano seguinte ao da votação.


Qual será o dia previsto para o segundo turno eleições 2018?

Geralmente a nova votação para eleger governantes públicos não ultrapassam 20 (vinte) dias úteis após o primeiro turno. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cronograma para as eleições 2018 será o seguinte:

  • 16 de agosto de 2018: Início da propaganda eleitoral.
  • 29 de setembro de 2018: Fim da propaganda eleitoral gratuita veiculadas no rádio e na televisão.
  • 7 de outubro de 2018: Primeiro turno.

Mas, caso os nossos representantes não sejam escolhidos dentro das regras do primeiro turno, o cronograma do segundo turno eleições 2018 será completado da seguinte forma:

  • 3 de outubro de 2018: Início da propaganda eleitoral referente ao segundo turno, somente a partir das 17h;
  • 22 de outubro de 2018: Acaba a propaganda eleitoral paga relativa ao segundo turno;
  • 28 de outubro de 2018: Segundo turno.

Como essas datas podem sofrer alterações, você deverá se manter atento, caso haja mesmo a possibilidade de um segundo turno eleições 2018!

Lembrando que o resultado das eleições começa sempre a ser divulgada  assim que a votação chega ao fim, às 17h, no horário local da sessão. 

Como no nosso país é usada a urna eletrônica, é possível saber quem ganhou a eleição locais ou presidenciais em poucas horas após o fim da votação!

De acordo com pesquisas a disputa desta eleição está ainda mais acirrada e a probabilidade dos candidatos irem para o segundo turno é quase certa,

Caso hajam algumas mudanças em relação as datas do segundo turno eleições 2018 iremos rapidamente atualizar as informações do site, por isso fique é importante ficar atento!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *