Prováveis candidatos a presidente nas eleições

Apesar do período de propaganda eleitoral começar apenas em agosto de 2018, os candidatos a presidente nas eleições 2018 já começam a tomar forma. Os partidos se organizam para lançar quanto antes melhor e testar a aceitação do público e buscar estratégias. Os nomes já surgiram e alguns já são conhecidos dos eleitores. 

candidatos a presidente nas eleições 2018
Prováveis candidatos a presidente nas eleições 2018

Lula pode voltar para um terceiro mandato

O petista Luís Inácio Lula da Silva, réu na Lava Jato, é um dos nomes mais cotados como candidato do Partido dos Trabalhadores para as eleições 2018. Sua caravana para conversar com os eleitores e testar a sua popularidade começou ainda em 2017 indo do norte ao sul do país, com maior aceitação no Nordeste. 

A campanha de Lula baseia-se em suas ações sociais durante o seu mandato. É dele os programas sociais Bolsa Família e Bolsa Escola, ainda em vigor. Muitos dos projetos para a área de educação iniciados em seus oito anos de governo perduram até hoje, deixando seu nome forte entre o eleitorado das classes mais baixas.

Ciro Gomes e Marina Silva devem voltar

Ciro foi ministro de Lula e perdeu para ele as primeiras eleições presidenciais do petista. Filiado ao PDT, é um dos nomes muito presentes em mídias alternativas com palestras. Faz sucesso entre os jovens por sua sinceridade e sua proposta de campanha em segurança pública, saúde e educação. 

Marina Silva também é um retorno de candidatura. Foi ministra do Meio Ambiente muito elogiada por sua atuação e hoje está filiada ao partido Rede, o qual fundou porque não estava de acordo com a forma de política do seu antigo partido, o PSB. Um dos diferenciais de Marina é ter uma ficha limpa, colecionando projetos positivos e bem cotados nas áreas do meio ambiente.

Muitos questionam se Marina deve voltar por sua posição central na política. Ela não tem força entre o eleitorado, apesar de ter conseguido 20 milhões de votos na última eleição presidencial. Mas vamos seguir com as notícias e aguardar os resultados eleições 2018.


Joaquim Barbosa e Sérgio Moro são nomes cotados

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa é um dos nomes cotados para tentar as eleições presidenciais 2018. Não se sabe se é certo mas seria o primeiro presidente negro do país. 

Acredita-se que o movimento em prol de Sérgio Moro seja apenas entre os eleitores e não do próprio juiz da Operação Lava Jato. O juiz federal já negou em muitos momentos ser candidato à presidente mas mostra simpatia pelo assunto.

Sua fama veio apenas por julgar os casos dos réus famosos da Lava Jato, a maior operação de combate à corrupção do país. 

Jair Bonsonaro ganha força em redes sociais

Polêmico sempre, o deputado federal do PSC do Rio de Janeiro Jair Bolsonaro aparece em preferência de muitos eleitores do sul e sudeste. Ele já se envolveu em diversas discussões com outros deputados na Câmara e responde a processos de agressão verbal e assédio moral. 

Devagar e constante Bolsonaro vai criando a sua base eleitoral e é um possível candidato oficial. Sua campanha está baseada em melhoria das forças armadas, da segurança pública e saúde, mas fraqueja em projetos sociais. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *