PT Buscar Empresário para ser vice de Lula em eleições 2018

Não é novidade nenhuma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se tornou um importante pré-candidato declarado ao Palácio do Planalto em 2018. Os novos rumores, no entanto, são sobre a escolha para o seu vice! De acordo com o site Correio Brasiliense, Lula já está à procura de um vice para a chapa.

No momento, o nome mais cotado, segundo aliados do petista, é o do empresário mineiro Josué Gomes da Silva, de 53 anos. Atual presidente da Coteminas.

PT Buscar Empresário para ser vice de Lula em eleições 2018

PT Buscar Empresário para ser vice de Lula em eleições 2018

Josué é filho do ex-vice-presidente José Alencar, eleito numa “dobradinha” com Lula em 2002 e também em 2006. José Alencar morreu em março de 2011. 

“O Josué vai ser o vice do Lula em 2018. Estive com os dois recentemente”, afirmou ao Estadão/Broadcast o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), ex-presidente do PT mineiro. De acordo com as informações do político, o ex-presidente e o empresário têm conversado bastante sobre o assunto.


Quem é Josué Gomes da Silva, possível candidato a vice de Lula nas eleições 2018?

Josué  – que adotou o sobrenome Alencar na eleição do ano de 2014, quando concorreu ao Senado por Minas Gerais – é filiado ao PMDB desde 2013. Para viabilizar uma eventual candidatura a vice de Lula em 2018, ele teria obrigatoriamente que deixar o partido.

O destino seria o PR, antigo PL, sigla que o seu pai foi filiado quando se candidatou a vice-presidente e na qual se manteve durante todo o governo do petista.

 

O empasse estaria na relação do PR, que hoje integra a base aliada do presidente Michel Temer, mas seus principais dirigentes, como o ex-deputado Valdemar Costa Neto (SP) e o atual presidente da sigla, o ex-senador Antonio Carlos Rodrigues (SP), têm boa relação com Lula.

“Sou o maior defensor dessa aliança. Mas é uma discussão partidária. Temos de aguardar os acontecimentos”, afirmou Rodrigues ao Correio Braziliense.

 

 

Josué Gomes da Silva, Empresário e possível vice de Lula em eleições 2018 (Foto: Reprodução/Internet)

Procurado pelo Correio Braziliense, Josué não quis se pronunciar sobre uma eventual candidatura no ano que vem. Também não comentou os rumores sobre a migração do PMDB para o PR. Por meio de sua assessoria, o empresário afirmou que “está totalmente dedicado à gestão das empresas da qual preside”.
 
 
Quando questionado, O Instituto Lula também não comentou o assunto.
 
No PT, a a principal afirmação é de que Josué como candidato a vice poderia ajudar e muito ao ex-presidente Lula reconquistar o apoio do empresariado brasileiro e até internacional. 
“O nome do Josué sempre foi lembrado e admirado por nós para ser alguém que nos ajude na nova política que o Brasil precisa. São pessoas como ele que o PT precisa trazer para perto”, disse o senador Jorge Viana (PT-AC), um dos parlamentares mais próximos do ex-presidente. 
 
Conforme Viana, na eleição de 2010, o nome do empresário chegou a ser cogitado como vice na chapa de Dilma Rousseff, mas houve resistência dentro do PMDB, que ao fim do embate escolheu Michel Temer.

Lula será ou não realmente um candidato a presidência em 2018?

Apesar de ser a grande promessa para as eleições 2018, Lula afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) poderá ter que descartar sua candidatura e escolher outro candidato a presidente para as eleições 2018. Tudo isso vem acontecendo após as novas suspeitas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de corrupção por ex-executivos de empreiteiras.

Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de seis pedidos de abertura de inquéritos

Atualmente, Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de seis pedidos de abertura de inquéritos enviados pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), à primeira instância da Justiça Federal com base nas delações da Odebrecht.

Uma possível solução para legalizar a candidatura do ex-presidente são a mobilização popular em defesa do petista e a criação de uma narrativa favorável a Lula.

Afinal, uma grande quantidade de sindicatos e movimentos sociais já estão realizando desde o início do ano de 2017 atos em todo o Brasil em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ‘fora Temer’, ‘diretas já’ e contra as reformas trabalhista e da Previdência.

 

AVALIE:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply