O Partido DEM está bastante dividido sobre a possibilidade de acolher o prefeito da cidade de São Paulo João Doria em suas fileiras e lançá-lo candidato a presidente da República em 2018. Este empasse está no fato de que o partido terá problemas com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que hoje ver sua vaga “praticamente garantida” na próxima disputa eleitoral ameaçada pelo favoritismo de João Doria.

Mas, a escolha para a ocupação da vaga para a presidência das eleições 2018 anda bastante complicada! O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já deu estocadas no tucano e minimizou a tal possibilidade. Por outro lado, inúmeros grupos como o do ministro Mendonça Filho, da Educação, por exemplo, não têm antipatia pela ideia de ter Doria no partido.
O tão falado João Doria, que viaja o País em campanha eleitoral antecipada, tem reiterado que não sai do PSDB em nenhuma hipótese. O que só aumenta o impasse entre ele e o Governador Geraldo Alckmin: Qual dos dois políticos irá se candidatar para presidente da República em 2018 pelo PSDB?
- Confira o resultado das → Últimas Pesquisas Eleições 2018
O nome do prefeito, contudo, enfrenta uma série de resistências entre setores tucanos. O presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati (CE), conforme apurou o Estadão, disse em reunião interna que o governador Geraldo Alckmin “tem preferência” na fila na escolha do candidato.

O grupo dos “tucanos históricos” de São Paulo, do qual fazem parte o ex-governador Alberto Goldman e José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela, também não aceita a opção Doria.
Presidente licenciado do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), que mantém influência na sigla, é outro que entrou em rota de colisão com o prefeito após Doria defender publicamente seu afastamento do comando do PSDB.
O Presidente Michel Temer também tenta atrair Doria para a eleição 2018
Além do desejo já citado pelo partido Democratas, o convite para que João Dória se retire do PSDB ganha mais força quando o próprio atual presidente Michel Temer diz a prefeito de SP que ‘as portas do PMDB estão abertas’ para ele concorrer ao Planalto no ano que vem.
A disputa interna do PSDB pela vaga de candidato à Presidência em 2018 vem mexido muito com os partidos aliados dos tucanos. DEM e PMDB, que integram a núcleo duro de apoio ao governo Michel Temer, se aproximaram do prefeito João Doria e sinalizaram positivamente para as possibilidade de lançá-lo candidato ao Planalto.

O “convite” foi realizado durante uma conversa entre eles, na Prefeitura de SP, pouco antes de um evento no qual o presidente distribuiu publicamente diversos elogios a Doria, segundo relatos de quem estava no local.
Mas segundo o site do Estadão, Quando procurada, a assessoria do Planalto negou totalmente o convite!
Resumindo, O prefeito de São Paulo tem dito que não vai entrar na disputa se Alckmin, que é seu padrinho político, se colocar como candidato. Porém, cada vez mais ele tem adotado discursos e agendas de quem pretende concorrer (Dentro ou fora do PSDB)!
E você, o que acha sobre o prefeito João Doria se candidatar para a presidência nas eleições 2018? Deixe o seu A sua participação é de extrema importância.