Data das Eleições 2018: Calendário Eleitoral

Um novo ciclo de mandatos se iniciará em breve no país e a primeira informação que você precisa saber é a data das eleições 2018! Normalmente os calendários eleitorais são aprovados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no artigo de hoje, traremos o cronograma completo, para você ficar por dentro da data das eleições 2018.

Data das Eleições 2018
Data das Eleições 2018

Lembrando que o calendário poderá sofrer algumas modificações ao longo do ano, por isso é de extrema importância que você se mantenha informado sobre a data das Eleições 2018.

Eleições 2018

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto não passa de mais uma obrigação. Mas, a realidade é bem diferente!

As eleições são a maior forma de expressão popular, é através desse processo que uma sociedade se torna democratizada.

Além disso, os votos possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas, sendo assim é necessário escolher bem quem irá nos representar!

No ano de 2018, a escolha dos novos políticos farão muita diferença no cenário político, social e principalmente econômico, visto que a situação financeira do país não anda muito positiva!

Para você ficar por dentro de todas as etapas importantes dos processos eleitorais, confira os próximos tópicos e saiba qual será a data escolhida para as  eleições 2018!


Qual  será a data das Eleições 2018?

Como de costume, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral com muito tempo de antecedência, sendo assim algumas modificações podem acontecer por conta de imprevistos e situações não planejadas pelo órgão.

Mas, caso não o cronograma não sofra alterações, confira qual será as importantes datas das eleições 2018:

  • 2 de outubro de 2017: Termina o prazo para o candidato trocar o seu domicílio eleitoral para o município que irá concorrer.
  • 1 de janeiro de 2018: Torna-se obrigatório o registro das pesquisas eleitorais realizadas pelos institutos de pesquisas.
  • 5 de março de 2018: Último dia para comunicação das instruções das Eleições Presidenciais 2018 pelo TSE.
  • 2 de abril de 2018: Prazo limite para o candidato estar filiado a um partido.
  • 4 de maio de 2018: Data final para o eleitor solicitar a inscrição ou alterar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação ou requerer a transição para Seção Eleitoral Especial (destinada aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida).
  • 13 de junho a 3 de agosto 2018: Fase em que são escolhidos os integrantes das Mesas Receptoras.
  • 5 de julho de 2018: Passa a ser permitido ao candidato a propaganda intra partidária visando sua nomeação à candidatura. É vetado o uso de rádio, televisão e outdoor.
  • 20 de julho a 5 de agosto de 2018: Período no qual os partidos estão autorizados a promover convenções para a definição dos candidatos.
  • 3 de agosto de 2018: Data limite para o eleitor solicitar a segunda via do título de eleitor fora do seu domicílio eleitoral.
  • 15 de agosto de 2018: Final do prazo para os partidos políticos e coligações registrarem seus candidatos.
  • 16 de agosto de 2018: Início da propaganda eleitoral.
  • 26 de agosto de 2018: Começa a propaganda eleitoral gratuita através do rádio e televisão.
  • 13 de setembro de 2018: Prazo limite para a definição e comunicação dos partidos políticos à Justiça Eleitoral dos gastos de campanha dos candidatos.
  • 15 de setembro de 2018: É publicado pela Justiça Eleitoral o relatório das receitas em dinheiro coletadas pelos partidos políticos para patrocinar as campanhas eleitorais.
  • 22 de setembro de 2018: Prazo final para o eleitor requisitar em seu domicílio eleitoral a segunda via do Título de Eleitor.
  • 29 de setembro de 2018: Fim da propaganda eleitoral gratuita veiculadas no rádio e na televisão.
  • 30 de setembro de 2018: Termina o período da exibição de propaganda eleitoral paga.
  • 7 de outubro de 2018: Primeiro turno.

Caso haja a necessidade de um segundo turno, confira também o seu cronograma!

  • 3 de outubro de 2018: Início da propaganda eleitoral referente ao segundo turno, somente a partir das 17h;
  • 5 de outubro de 2018: Último dia para o mesário que abandonou a votação no primeiro turno justificar sua ausência;
  • 20 de outubro de 2018: Encerramento da propaganda eleitoral gratuita através do rádio e da televisão associada ao segundo turno;
  • 22 de outubro de 2018: Acaba a propaganda eleitoral paga relativa ao segundo turno;
  • 28 de outubro de 2018: Segundo turno.

Um ano de grandes mudanças como esses, é necessário pensar bem antes de votar para não cometer os mesmos equívocos anteriores!

Agora que você já sabe qual será a data das eleições 2018, conheça melhor sobre os candidatos e suas propostas!

14 comentários sobre “Data das Eleições 2018: Calendário Eleitoral”

  1. O que mata o país é a violência, acabei de ser roubado aqui, tenho que ter algo em mãos para me proteger.
    Sem violência ao extremo vai haver mais comércios e gerar mais empregos, vai mudar a economia…
    Vou ter que estudar para entrar para pm porque tá foda, único jeito de não ser tão atigindo pelo direitos humanos.
    #BOLSONARO

  2. Do jeito que esta esse pais sensato seria colocar os militares novamente no poder, assim quem sabe esses bandidos do congresso ficam presos ou desaparecem para sempre.

  3. Um pergunta: Se as eleições (Primeiro Turno) se realizarão no dia 07 de outubro, primeiro final de semana de outubro de 2018, sendo o prazo para mudança de domicílio eleitoral (1 ano), para quem quer ser candidato, então o prazo também não seria dia 07 de outubro de 2017. Pergunto isso, porque o calendário acima consta dia 02 de outubro.
    Ademais disso, o artigo 9º da lei 9.504/97, não foi modificado este ano, passando a constar 6 meses o prazo para mudança do domicílio eleitoral?
    Como ficou isso, qual é o prazo para a mudança do domicílio eleitoral, afinal?
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *