Como Funciona o Segundo Turno das Eleições

Geralmente, nós, eleitores temos algumas dúvidas sobre como funciona o segundo turno das eleições. Caso você esteja inserido nesse grupo, confira o artigo que preparamos a seguir, sobre todos os detalhes envolvendo as eleições 2018 e saiba finalmente como funciona o segundo turno das eleições.

Como Funciona o Segundo Turno das Eleições

Como Funciona o Segundo Turno das Eleições

Como Funciona o Segundo Turno das Eleições?

Apesar de ser uma etapa adicional dos processos democráticos que ocorrem a cada 4 (quatro) anos, é importante saber como funciona o segundo turno das eleições, afinal ocorre quase em todas as votações. 


Por que em alguns casos existem segundo turno?

Por se tratar de um país muito extenso e diversificado, muitas vezes não é possível escolher um representante público somente no primeiro turno das eleições. 

Como já foi dito,  o processo tem a responsabilidade de ocorrer etapa adicional da eleição que só ocorre quando nenhum candidato alcança a maioria absoluta dos votos válidos, excluindo os brancos e nulos.

Isto é, o segundo turno eleições só ocorre quando não atingem 50% dos votos mais 1 (um) logo no primeiro turno e como a política brasileira é caracterizada como multipartidária, essa prática se torna bastante comum.


Como Funciona o Segundo Turno nas Eleições?

Segundo as regras dos artigos 28, 29 e 77 da Constituição Federal de 1988, quando nenhum dos candidatos das eleições municipais, estaduais ou federais atingem a maioria absoluta no primeiro turno, será realizada uma nova votação em até vinte dias após a divulgação do resultado.

Lembre-se como funciona o segundo turno das eleições:

Só disputam esse segundo processo eleitoral, os dois candidatos mais votados e vence aquele que alcançar a maioria dos votos válidos.

Mas, caso um dos disputantes venha a falecer, desistir ou for impedido legalmente de concorrer (por crimes de corrupção), será convocado o que obteve a maior votação entre os restantes, ou seja o 3° colocado.

Ao ser concluído a contagem da nova votação, a chapa vencedora da nova disputa, com mandatário e vice, que será empossada no ano seguinte ao da votação.


Caso ocorra, qual será o dia previsto para o segundo turno eleições 2018?

Como já foi dito, o prazo máximo para eleger governantes públicos não ultrapassam 20 (vinte) dias úteis após o primeiro turno.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cronograma para as eleições 2018 será o seguinte:

  • 16 de agosto de 2018: Início da propaganda eleitoral.
  • 29 de setembro de 2018: Fim da propaganda eleitoral gratuita veiculadas no rádio e na televisão.
  • 2 de outubro de 2018: Primeiro turno.

Mas, caso os nossos representantes não sejam escolhidos dentro das regras do primeiro turno, o cronograma do segundo turno eleições 2018 será completado da seguinte forma:

  • 3 de outubro de 2018: Início da propaganda eleitoral referente ao segundo turno, somente a partir das 17h;
  • 29 de outubro de 2018: Acaba a propaganda eleitoral paga relativa ao segundo turno;
  • 30 de outubro de 2018: Segundo turno.

 

Mas, como esse calendário foi programado com grande antecedência, poderá sofrer algumas alterações.

Caso haja mesmo a possibilidade de uma etapa adicional nas eleições 2018, iremos rapidamente atualizar as informações do site, por isso fique é importante ficar atento!

Ainda tem alguma dúvida sobre como funciona o segundo turno das eleições? Deixe o seu comentário abaixo!

 

AVALIE:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply