Como Anular Voto nas Eleições 2018?

Se perguntando como anular voto nas eleições 2018? Embora, daqui a algum tempo seja necessário escolher os novos políticos que irão nos representar, você não tem a obrigação de realmente escolher um nome ou partido, por isso é deve saber como anular voto nas eleições 2018!

Como Anular Voto nas Eleições 2018

Como Anular Voto nas Eleições 2018

Na urna eletrônica, não existe um botão para votar nulo, mas isso não significa que você não tenha como anular voto nas eleições 2018.

Apesar existem alguns processos a serem seguidos e caso essa seja a sua decisão final diante da urna, acompanhe nosso artigo e saiba como realizar essa ação!

Retire suas dúvidas sobre o Voto Nulo das eleições 2018

O que significa “votar nulo”?

O voto nulo não é considerado um voto válido em nenhum processo eleitoral! Na realidade ele indica que o eleitor decidiu por não escolher nenhum dos candidatos que concorre ao cargo político.

No Brasil, muitos eleitores votam nulo como forma de protesto, indicando insatisfação com os candidatos elegíveis. Uma das maiores razões para se votar nulo, é a corrupção que assombra a política nacional, por exemplo.

O que acontece se eu votar nulo?

Quando um eleitor decide votar nulo, automaticamente irá interferir no resultado das eleições 2018.

Por isso ao tomar essa decisão, será necessário uma dose de responsabilidade!

Isso por que o candidato com mais votos fica mais perto de vencer a eleição no primeiro turno, ou seja, ao votar nulo você irá “dar uma forcinha” ao político que já esteja em primeiro lugar na disputa política.

Diferença entre voto nulo e voto anulado?

Apesar de terem nomes bastante parecidos, possuem um significado muito distinto!

O voto nulo se trata de uma posição apartidária e não pressupõe novas eleições com novos candidatos.

Por outro lado, a anulação dos votos ocorre quando se verifica uma irregularidade (por exemplo, fraude ou coação) no candidato vencedor das eleições.

Caso isso aconteça, é necessário haver um novo processo eleitoral!

Os votos só serão anulados se o candidato eleito for condenado por abusar do poder econômico, por comprar votos ou por interferir com o poder político ou da autoridade.

Lembrando que isso só acontece se houver uma longa investigação e o candidato for considerado culpado.

Como anular voto nas eleições 2018?

Do modo em que o país se encontra, muitos cidadãos se encontram bastante insatisfeitos e em busca de grandes mudanças políticas, sociais e econômicas.

Uma maneira de alcançar essa mudança é protestando e para anular voto nas eleições 2018 você precisa seguir os passos abaixo:

  • Ir até a sua sessão eleitoral, portando título de eleitor e um documento oficial com foto;
  • Ao ser solicitado pela urna o número de algum candidato, escolha dois números que não represente nenhum político ou partido, como por exemplo “00” ou outros dois números que não se associe a nenhuma coligação política oficial;
  • Aperte o botão verde, escrito “Confirma” e espere aparecer a palavra “FIM”.

Porém, uma verdadeira mudança só aconteceria se a maior parte dos eleitores anulasse o seu voto, se tornando resultado aquela velha história de que “a união faz a força”.

Caso contrário, seu voto nulo só auxiliará um determinado político já na liderança da disputa alcançar a vitória.

Agora  você já sabe como anular voto nas eleições 2018, mas se ainda restar alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo!

AVALIE:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Response

  1. JAIME

Leave a Reply